Foco e escopo:

     A Mostra Regional de Geografia da Saúde é um evento que ocorre simultaneamente a ministração da disciplina "Geografia da Saúde" na UFCG (com periodicidade média bianual), porém, recebe trabalhos de pesquisa e extensão de qualquer instituição e de qualquer nível relacionado com a Geografia da Saúde e áreas afins. Entende-se neste caso, trabalhos que relacionem a produção do espaço e sua relação com a saúde; políticas públicas que interferem na saúde; pesquisas ou iniciativas que promovam a saúde; métodos e técnicas de pesquisa relacionados a área; epistemologia, ensino e abordagens conceituais;  sistemas de inovação em saúde e; culturas, saberes e práticas em saúde.

Processo de avaliação pelos pares:

     Os trabalhos serão submetidos a comissão científica enviados sem a identificação de autoria.

     As opiniões emitidas  nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

     A comissão científica classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:

1. Folder (resumo): deve apresentar um recurso didático. A escrita deve estar de acordo com o modelo apresentado no item "submissões" e se utiliza de ilustrações para demonstração do recurso didático; 

2. Trabalho Completo: deve apresentar trabalho de pesquisa (revisão de literatura ou pesquisa inédita) ou extensão (experiência de extensão) e seu texto deve conter entre 7 e 14 páginas, incluindo referências (ver item submissões);  

3. Relato de experiência: deve apresentar alguma experiência de trabalho ou de convivência relacionada com o tema do evento (ver item submissões).

Periodicidade:

     A Mostra Regional de Geografia da Saúde ocorre com periodicidade média bianual, produzindo uma edição em cada evento, agrupada em um mesmo volume.

Política de Acesso Livre:

     Esse evento disponibiliza acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao púbico proporciona maior democratização do conhecimento.

Histórico:

     A ideia da Mostra Regional de Geografia da Saúde surgiu no âmbito da disciplina "Geografia da Saúde", componente curricular optativa no Projeto Político do Curso de Licenciatura em Geografia no campus I da UFCG, em Campina Grande - PB e foi apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde - Pró-saúde Geo. 

     Como parte das atividades da disciplina citada entendeu-se ser interessante ouvir profissionais  que lidem direta ou indiretamente com o tema saúde e ambiente buscando sensibilizar o aluno com problemáticas de interesse social.

     Essa atividade também busca reunir os pesquisadores do Pró-Saúde Geo, seja enquanto comissão científica, na participação de mesas redondas, etc, promovendo um encontro periódico.

     Diante disso, a Mostra Regional de Geografia da Saúde também vem corroborar com os princípios do Projeto Político do Curso de Geografia da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG)/ Centro de Humanidades (CH)/ Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na medida em que une Pesquisa (trabalho de pesquisa elaborado pelo aluno ao longo do semestre), ensino (aulas expositivas e debates) e extensão (por buscar mostrar esse trabalho a sociedade).

     A partir da II Mostra Regional de Geografia da Saúde, esta atividade está aberta aos alunos externos à disciplina, abrangendo tanto alunos da UFCG quanto alunos externos que tenham interesse em participar e apresentar trabalho, sendo o conteúdo da apresentação dos trabalhos publicados nesta página.

Objetivo geral:

     Oportunizar a troca de conhecimento e o debate entre profissionais  (pesquisadores e técnicos), estudantes e sociedade relacionado à Geografia da Saúde e áreas afins.

Público alvo:

     Quando realizado presencialmente, o público alvo são os transeuntes da própria universidade, o qual predominam alunos, funcionários e professores, além de pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com a universidade. Sendo realizado on-line, o público alvo são as pessoas que tem interesse pelo tema e utilizem a internet.

Metodologia:

     Para viabilizar este evento realiza-se uma atividade principal, a exposição dos trabalhos (folderes e trabalhos completos) e atividades secundárias como: minicursos, palestra com algum profissional externo, mesas redondas, relatos de experiência (a partir da V Mostra) e exposição fotográfica. (sempre que houver quantidade de interessados suficiente).  Em relação aos trabalhos completos, estes podem se referir a pesquisas realizadas ou em andamento.

  

    Em relação aos folderes, quando a atividade de apresentação de trabalhos é realizada presencialmente, a exposição dos folderes é realizada em local de trânsito das pessoas dentro da universidade acompanhado de um banner, o folder explicativo do trabalho para ser entregue (forma de inscrição de trabalho) e um recurso didático a ser demonstrado. Ocorrendo a atividade on-line, deve ser elaborado um vídeo com a demonstração do recurso. A publicação dos folderes será equivalente a um resumo.

     Os recursos didáticos apresentados nos folderes podem ser de várias modalidades, entre eles:

     a) Avental didático;

     b) Banco de dados (exposto em aplicativo, programa, ou outra forma que seja viável);

     c) Cartilha;

     d) Caixa mágica da Saúde;

     e) Demonstração de atividade promotora da saúde com entrega de cartilha;

     f) exposição fotográfica virtual;

     g) Jogo;

     h) Mapa Síntese (a ser exposto em arquivo de boa qualidade com explicação);

     i) Relato de experiência;

     j) Modelo tridimensional;

     k) Roteiro de trabalho de campo;

     l) vídeo de no máximo 10 min. 

Justificativa e contribuições

     Esta atividade se justifica pela necessidade de fazer com que o aluno universitário consiga entender o conhecimento relacionado à Geografia da Saúde como transdisciplinar e passível de ser compartilhado com a sociedade.

     As possíveis contribuições para a sociedade seriam a exposição de problemas cotidianos, de interesse de todos, a partir de um olhar geográfico.

Grupo de Pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde

Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Humanidades

Bloco BH, sala 5/ fone: (83) 2101-1472

www.prosaudegeo.com.br